Energia Solar
em condomínios

energia solar em condominio imagem

É possível instalar um sistema fotovoltaico em prédios? Sim, hoje é possível tornar seu condomínio mais sustentável utilizando energia solar por meio da geração compartilhada estipulada pela resolução 687/2015 da Aneel. Essa geração compartilhada é realizada por múltiplas unidades consumidoras, como é o caso dos condomínios. A energia elétrica gerada pode ser compartilhada entre todos os apartamentos e áreas comuns.

Como faço para instalar um sistema fotovoltaico no meu prédio? Após entrar em contato com a Evolight nos analisaremos a viabilidade do caso e vamos propor um projeto com um sistema de energia solar personalizado para seu condomínio. Nossa equipe especializada vai lhe auxiliar em toda a documentação junto com a distribuidora de energia. Após a aprovação, é possível a instalação das placas fotovoltaicas e dar início da geração de energia pronta para utilização; de noite, o usuário deve consumir a energia da concessionária, já que não há sol. Entretanto, no caso da energia injetada na rede ser maior que a energia consumida, o gerador recebe tal crédito que pode ser utilizado para abater da própria conta do fim do mês ou da conta de outro local; por exemplo: a casa de um familiar (estando no mesmo estado), gerando lucros ao usuário. Portanto, além de diminuir os gastos com a energia vinda da concessionária, caso a produção dos painéis seja maior que o consumo do local, os moradores podem ganhar créditos.

Existem algumas opções de locais para instalação de placas fotovoltaicas em seu prédio: os telhados de cada prédio são os locais mais indicados, pois recebem mais radiação solar. Caso seu condomínio tenha uma grande área externa, instale nas áreas comuns, podendo ser usadas até como cobertura de estacionamento. Existe ainda a opção de instalação das placas nas fachadas dos prédios, porém ainda não é tão usual. O tamanho do espaço de instalação interferirá na quantidade de energia gerada, mas mesmo em áreas pequenas, haverá como reduzir a conta de luz dos meses subsequentes. A montagem é simples e modular e pode ter seu tamanho adequado ao uso, podendo ser sempre ampliado e adaptável.

Com a legislação vigente, a instalação de um sistema de energia solar em condomínios é fácil e pode trazer lucro para os geradores. A economia na conta de luz pode ser revertida em melhorias no condomínio, além de valorizar o imóvel, pois protege o condomínio dos aumentos imprevisíveis de tarifas das concessionarias de energia elétrica.

Não perca tempo, faça um orçamento conosco clicando aqui.

Deixe o seu comentário